quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Iluminado


Estou passando pelos melhores filmes de terror, e minha caminhada chegou até "O Iluminado" de 1980.
Estou realmente convencido de que Stanley Kubrick(o diretor do filme) é um gênio, não só por esse, mas por outros filmes realmente bons.E que Jack Nicholson(O Coringa do Batman de 1980)  é um dos melhores atores da terra, pois ele interpretou o Jack Torrance incrívelmente bem.
Bem, o filme é uma adaptação de um livro de Stephen King, mas é uma ADAPTAÇÃO, ou seja, não é igual ao livro, é só parecido.Muita gente que leu o livro e viu o filme saiu reclamando, porque Jack Torrance usa um machado ao invés de um bastão de kricket e outras coisas que só acontecem no livro.
Bem, vamos pular essa história de comparação entre livro e filme e falar um pouco da história do filme.

Jack Torrance(Jack Nicholson) conseguiu um emprego de zelador num hotel bem dos cabulosos, foi construído num antigo cemitério indígena e um cara tinha matado toda a família com um machado lá. O tal cara que o contratou o advertiu sobre a solidão, pois ele tinha que ficar ali durante muito tempo somente com sua família, e isso pode provocar a loucura que certamente atingiu o outro pobre coitado que matou a família. Mas ele não ligou e levou a mulher e o filho para lá.

No local, o cozinheiro do hotel explica ao filho de Jack, Danny, que ele tem um dom chamado "iluminação", que o faz conseguir ver o futuro, o passado e falar com outros iluminados mentalmente.O cozinheiro não conta para ele, mas ele sabe que o lugar está com um tipo de maldição. Depois o cozinheiro e todo o pessoal do hotel vai embora e deixam Jack e sua família lá, e os espíritos do local ficam influenciando Jack, tentando fazê-lo enlouquecer, até que um momento ele fica completamente louco e se torna uma ameaça para sua família.
 Jack Torrance.

Danny, o iluminado.
O Cozinheiro.
Jack Torrance enlouquecido.


  Esse filme é muito bom, tem um final muito legal e que faz você pensar o que a influência pode fazer para o ser humano, além de que o ensina que a solidão é realmente perigosa.
Eu recomendo, para aquela pessoas que gostam de um bom suspense terrorífico.Mas se você não costuma tirar suas próprias conclusões e gosta de filmes mastigados, você pode não gostar do final de "O Iluminado".
Vale a pena ver e rever, as atuações são mais ou menos(Jack Nicholson salva o filme)e a trilha é muito perfeita, deixa você realmente com medo, para quem gosta de filme dublado, a dublagem está muito boa, mas infelizmente, eles tiveram de alterar a melhor frase do filme, "Here´s Johnny!" para "Olha eu aqui!", eu aconselho ver em inglês e depois ver em português.

2 comentários:

  1. O que falar deste filme? Sinceramente não sei...Qualquer elogio é redundante.
    Filme classe A, quem não viu tem q ver, Kubrick é foda e Jack tb! É tudo muito foda, filmao mesmo!
    A outra versão q fizeram eu compraria todas as copias e tacaria no fogo... Esta é a melhor. E cara, a solidão é muito perigosa mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É, e tem gente que não aguenta ver outras pessoas, se essas pessoas ficassem sozinhas por muito tempo, não duvido que sairiam matando todo mundo.
    A segunda versão foi produzida pelo Stephen King, e por causa da nova história, esse novo filme ficou na sombra do primeiro.
    Mas eu ainda acho os dois bons, mas eu os olho como dois filmes completamente diferentes, que se basearam numa mesma história.

    ResponderExcluir