terça-feira, 25 de julho de 2017

Sobre Tenebrismo, Preto Absoluto e Cores

"Velha amiga escuridão...
Vim pra de novo conversar..."


Dá pra notar já pelo título meio PC Siqueira que essa postagem será diferente das outras, não vai falar de um filme em específico. Esse post está mais para uma análise sobre os temas do título.

Para começar, Tenebrismo é um nome que alguns estudiosos dão para algumas artes em chiaroscuro que vão ao extremo, usando luz e sombras com alto contraste. Pinturas de Rembrandt, Caravaggio e Gerard Van Honthorst (conhecido também como Gherardo Delle Notti, um dos meus favoritos) são consideradas obras "tenebristas".
Taking of Christ, de Caravaggio
Christ in the storm on the Lake of Galilee, Rembrandt
Adoration of the Shepards, Honthorst
Uma coisa importante sobre essas obras tenebristas é que elas geralmente alcançam o que eu chamo de "preto absoluto", não é a tinta mais preta de todas, mas sim a dominância de um escuro puro, onde não se enxerga o que há ali dentro da penumbra negra. Existem vários exemplos de obras de arte que se valem desse estilo, com muita escuridão e pouca luz, e é um dos estilos que eu pessoalmente mais gosto. Partindo para o cinema, estilos onde a escuridão predomina são velhos conhecidos dos cineastas, sendo usados muito nos filmes do Expressionismo Alemão e principalmente no desenvolvimento dos filmes Noir, que basicamente se inspiraram no trabalho dos expressionistas, criando filmes com alto contraste.
A Marca da Maldade, de Orson Welles
Mensageiro do Diabo, de Charles Laughton
E esse estilo inspirado no Tenebrismo continua a inspirar cineastas hoje em dia, que eram fãs de Noir e filmes expressionistas, podemos ver esse estilo em vários filmes atuais.

Logan, de James Mangold
True Detective, de Nic Pizzolato
Babadook, de Jennifer Kent
Mas por que eu decidi falar sobre um estilo artístico que é basicamente o extremo do chiaroscuro, e que inspirou vários filmes de diferentes estilos? A verdade é que eu sempre gostei desse estilo de arte e desses filmes, mas algo que eu assisti hoje foi o gatilho para colocar minha mente pra funcionar. E qual obra de arte que mudará o mundo seria essa?
Isso mesmo, Resident Evil Vendetta. O filme em si é só uma animação divertida com os personagens do jogo de videogame, e eu estava curtindo os primeiros 2 minutos, até perceber o erro temível dessa animação, a pura falta de contraste. Isso incomoda um pouco e de alguma maneira vem tomando os filmes da atualidade, mas primeiro vou mostrar o que Resident Evil fez:
Assim que o filme é
Assim que devia ser
Pode parecer pouca diferença, mas já faz o filme ficar muito mais tolerável e bonito visualmente. Outro exemplo:
O filme normal
O filme com maior contraste
E o pior é que o filme em momentos fica melhor nessa questão, especialmente mais perto do final.
Por exemplo, nessa cena acima podemos ver o preto absoluto, não se trata apenas de tons de cinza, que deixam o filme acinzentado e chato de se olhar, igual um dia nublado. Aqui temos um bom contraste que deixa a cena viva e bonita visualmente. Mas isso não acontece com tanta frequência nesse filme.
Uma cena potencialmente bonita, mas esquisita por falta de contraste
E esse erro se acentua ainda mais quando os próprios jogos da franquia não tinham esse tipo de erro, mesmo os mais acinzentados deles.
Como RE 5, que ainda era um jogo um pouco cinza.
Quando bem usados, o claro e o escuro engrandecem cenas e dão um tom de dualidade as narrativas, além de deixar os filmes mais bonitos. Muitos filmes hoje em dia são filmados com câmeras digitais, que captam o máximo possível, logo elas deixam todos os filmes com essa aparência meio cinza que dá sono. Porém basta apenas uma pequena manipulação de contraste para ajustar esse pequeno erro, o problema é que as pessoas acreditam que os filmes ficam mais realistas se eles não tiverem cor e serem cinzas e chatos. O que não influencia em nada, existem filmes "realistas" que não são monótonos e sem graça em seu visual.
Como Estrada Para Perdição, de Sam Mendes, que também dirigiu Skyfall, outro filme bonito visualmente
E aqui temos Seven, de David Fincher
Um dos filmes mais bonitos que existem no mundo é uma obra de Stanley Kubrick chamada Barry Lyndon, é um filme que foi feito de maneira que seu visual emula as pinturas da renascença, incluindo aí momentos de perfeito tenebrismo.
Barry Lyndon, de Stanley Kubrick
The Concert, de Hendrick Ter Brugghen
Mas como eu falava de filmes chatos e sem graça, vou jogar um filme aí que é visualmente bem sem graça, não existe nenhum preto absoluto e as cores parecem mortas, e esse filme parece se contradizer de todas as formas possíveis. É nada mais nada menos que Capitão América: Guerra Civil.
Nada é mais cinza que essa cena
Sim, um filme de super-herói divertido e leve. Mas esse filme é tão leve que simplesmente nada é escuro, mesmo as cenas em locais fechados são no máximo cinza escuro, nunca se vê o preto absoluto. O visual desse filme é simplesmente "nhé", nenhuma cor salta da tela, tudo parece morto e sem graça num cinza infinito que cobre todo o filme. O que é estranho para um filme de heróis com uma pegada leve, por que ele quer atingir essa visão realista? É um filme que briga consigo mesmo e por isso as ações são memoráveis, mas quase nunca as imagens. Em comparação...

Isso mesmo, Batman V Superman, embora tenha um roteiro todo errado, ele tem um sujeito por trás dele, Zack Snyder, e se tem uma coisa que o Zack Snyder entende, são os visuais de seus filmes. As pessoas reclamam que Batman V Superman é um filme sombrio demais, mas ele cria contraste, podemos ver o preto absoluto e as cores saltam um pouco mais do que em Capitão América. Essa imagem do filme parece que saiu de uma pintura do Tenebrismo, tanto em cores quanto em técnica de chiaroscuro. E não é a primeira vez que Zack Snyder faz algo assim, todos os seus trabalhos são bonitos visualmente, com contrastes e cores certas. Madrugada dos Mortos, Watchmen e 300 são exemplos do que ele é capaz de fazer.
Aqui a cena do filme
E aqui um poster sem os efeitos
Guerra Civil apanha nesse quesito até para outro filme da Marvel, Guardiões da Galáxia Vol. 2
Essa cena aleatória é mais interessante que a cena inteira do aeroporto em Guerra Civil
Percebe as cores vivas e o contraste? A diferença é gritante, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é infinitamente mais bonito e interessante de se olhar, e isso que eu nem usei nenhuma cena absurda do filme, essa é apenas uma ceninha do começo do trailer do filme onde não aparece nada importante.
Tem vezes em que estilo demais também incomoda a trama e se mostra desnecessário, tenho o exemplo perfeito disso, um fan film que eu dei uma reeditada, só de brincadeira, pra ficar mais parecido com uma pintura tenebrista. Embora eu tenha alcançado o resultado que esperava, o filme não ganhou em nada com essa edição e continua muito melhor em sua versão original. O filme é o seguinte:

Pode-se ver que a minha versão foi inspirada no Tenebrismo, principalmente nas pinturas de Gerard Van Honthorst. Mas essa versão em nada ajuda na trama, na verdade tira o foco dela, deixando-a estilística demais, quando a versão comum já era o suficiente, algumas vezes menos é mais. Só pra constar, o fan film em si é o seguinte: 
https://www.youtube.com/watch?v=J8GciyG1tNM&t
Para finalizar, eu só quero mostrar mais uma pequena edição que mostra o quanto a valorização das cores e o chiaroscuro podem trabalhar para criar um visual mais bonito. Tome o exemplo da foto desse cosplayer:
E agora veja como ela fica muito mais viva e bonita com o aumento do contraste e uma mexida na saturação.


Bem, eu ainda queria falar um pouco dos Irmãos/Irmãs Wachowski e como elas trabalharam com o Tenebrismo em Matrix, ou como usaram as cores pra criar efeitos surreais em Speed Racer, mencionar O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, falar um pouco sobre desenhos e animes, sobre Tim Burton e seu estilo gótico e também sobre como Christopher Nolan ajudou a expandir essa epidemia dos filmes cinzentos, mesmo ele não deixando seus filmes serem muito cinzentos, mas acho que meu ponto já está feito. A falta de cor e contraste deixa os filmes de hoje em dia sem graça. E é por aqui que eu fico, com o post mais comprido da história do Homem dos Filmes...

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